quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aproveitando o Dia do Amigo, um texto que gosto muito.

AMIGO LONGE E PERTO
“Há amigo mais chegado que um irmão”
(Pv. 18.24)

Pode estar longe e estar perto; ou estar perto e estar muito longe – o amigo. A amizade é um mistério que dá sentido à vida, enxuga a solidão, acende a fé, suaviza a preocupação, a irritação, o cansaço.
Na verdade, quando se vive, se luta ou se trabalha sob a boa sombra da amizade, os cuidados excessivos, a desconfiança e o temor vão diminuindo; ou se apagando, tornando-se vãos, sem sentido. Posso agir livremente, falar sem timidez, se aquele que me acompanha, me ouve e me observa é amigo. Eu nele confio, me fio nele, vou ao seu encontro e ele vem na minha direção.
É que contamos com a mútua fidelidade, nascida de uma intimidade espontânea e natural, isenta de indiscrição, mentira e subterfúgios. Não significa um assentimento combinado ou imposto, uma rubrica debaixo de quaisquer procedimentos, mas a faculdade de compreender, dialogar, mesmo discordando ou inaceitando. É permanecer junto, apesar de tudo e contra tudo e todos.


Copiado do livro Devocionais Para Todas as Estações, dia 12 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário