segunda-feira, 29 de dezembro de 2008


Um folheto que escrevi quando ainda estudante de teologia.


"Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge. Estou cansado de clamar, secou-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar..." (Salmo 69:1-3)

Talvez em algum momento desta leitura, você tenha percebido que muitas vezes tem se sentido da mesma forma com que essa pessoa escreveu. Tudo parece estar dando errado, por mais que corra, não consegue chegar ao alvo e as suas forças começam a esmorecer. Um profundo de angústias que apertam o coração, uma atroz inquietação sem ver em algum lugar a solução para os seus problemas; tribulações escondidas no seu íntimo de modo tal que, aparentemente, ninguém possa ajudar.
Embora as pessoas nos cerquem somos cruelmente atingidos pela solidão.
O autor daquelas palavras foi um homem muito influente conhecido como O Grande Rei Davi. Ele era rico, poderoso, tinha uma nação aos seus pés e de repente ele se sentiu perseguido, aflito e angustiado. Uma opressão tamanha, que nada, nem ninguém podia de algum jeito resolver.
Seguindo a leitura deste salmo, Davi desabafa e reconhece: “Tu, ó Deus, conheces minha estultice e as minhas culpas não te são ocultas. Conheces minha afronta, a minha vergonha e o meu vexame; todos os meus adversários estão à tua vista. O opróbrio partiu-me o coração e desfaleci; esperei por piedade e consolo mas não os achei.”
Davi lamenta ainda mais, pedindo a Deus que o coloque num alto refúgio. Sabia que Deus conhecia seu âmago, suas entranhas e nessa hora ele se entregou a Deus e reconheceu que “o Senhor responde aos necessitados, e não os despreza; Deus me salvará”; é tão bom desfrutar da mesma certeza que Davi e sentir que Deus não está distante ou ausente. O Senhor conhece todas as suas aflições e de pronto atende o seu clamor e o livra.
Assim como respondeu a Davi, ele fala a você. Diga a sua tristeza para Deus e deixe que Ele lhe estenda sua forte mão. Tenha certeza de que Deus é o porto seguro, nele se encontra refúgio e solução para qualquer problema.

Luiza

Abril/2000

2 comentários:

  1. É boa esta surpresa, Luiza! Acompanhar suas reflexões neste blog só terá a abençoar os seus leitores, fazendo-os pensar junto com você. Deixo aqui a gratidão por sua amizade!

    Bjks!!!

    Ruben

    ResponderExcluir
  2. Olá Luíza!

    Já me senti assim e me deparar com estas orações de súplica e desabafo me fizeram bem à alma.

    Faço minhas as palavas do Rubem, e peço a Deus que lhe inspire sempre a escrever palavras que calem fundo ao coração daquele que precisa de esperança.

    Beijos,

    Marcos Vichi

    ResponderExcluir